Essa pergunta é título de um texto de
Graça Paulino Profª da FAE UFMG. A autora começa seu texto falando que a
literatura é uma arte e, como tal, possui um valor artístico que, quando
apreciado, ajuda a desenvolver a sensibilidade do leitor. Isso implica dizer
que a experiência artística atinge não somente o autor que escreve a obra, mas
também o leitor. No entanto, há quem diga que a arte não tem uma utilidade
prática e que por isso é uma perca de tempo e tempo é dinheiro. Outros dizem
que a arte só tem valor se gerar lucros financeiros. No entanto a autora se
opõe a essas afirmações ressaltando que
O prazer e o crescimento humano que uma
experiência artística pode trazer nunca seriam perda de tempo. Tempo é muito
mais que dinheiro, porque a nossa vida inteirinha se faz do tempo, a nossa
realização intelectual se faz no tempo, assim como nossos amores, nossas
tristezas, nossos sonhos, nossas amizades, nossas brincadeiras (PAULINO; 1999).
Muitos marginalizam a experiência
artística que a literatura infantil proporciona as crianças por não saber da
sua importância, pois a leitura literária ajuda a desenvolver na criança a capacidade
de interpretação de diversos textos fazendo com que essa crianças vá além da
cartilha, além disso, o prazer que a literatura proporciona a criança faz com
que a mesma possa ler não só na escola mas também fora dela.
Quando uma criança
aprende a ler, seu acesso a qualquer tipo de texto escrito está, aparentemente,
garantido. Todavia,
pode
acontecer que ela não saiba ler textos diferentes daqueles da cartilha. Ela
pode chegar ao gênero “texto didático” e daí não passar. E pode associar tanto
a leitura às suas obrigações escolares, que se mostre incapaz de ler quando
sair da escola. Isso não ocorreria, se a criança desenvolvesse o gosto e as
habilidades próprias da leitura literária (PAULINO, 1999).
Desenvolver na criança o gosto pela
leitura, atualmente, é um dos maiores desafios da escola e para isso, a escola
tem uma grande aliada que é a literatura infantil, cabe à escola, sabendo da importância
dessa literatura se empenhar num trabalho em conjunto para desenvolver
atividades pedagógicas com leitura literária.
Referência: PAULINO,
Graça. Para que serve a literatura infantil? PRESENÇA PEDAGÓGICA, v.5, n.25,
1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário