Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nossa história de leitura


Rosângela
        Durante a minha infância, não tive muito acesso aos livros, isso porque, meus pais não tinham condições financeiras para me presentear com eles. Dessa forma, o que eu utilizava para leitura eram, apenas, os livros didáticos, eu lia todas as histórias antes mesmo de a professora pedir.
        Sempre gostei de ler gibis e minha preferência de leitura sempre foram por livros com histórias ilustradas. Hoje, no entanto, participando do mundo acadêmico, as minhas leituras se restringem aos textos das disciplinas, o que não são poucos principalmente agora com a produção do meu TCC, mas em alguns raros momentos ainda pego livros com pequenas histórias ilustradas para ler e dar asas a minha imaginação.

Angélica
   Eu desde de pequena gostei bastante de ler, até mesmo quando não sabia, lia imagens nos livros e tentava compreender o que estava escrito através delas. Quando aprendi a ler então, foi perfeito, lia todas a historinhas que viam no livro didático, depois passei a ler gibis, pois adorava ler livros ilustrados, e os gibis eram perfeitos, eu gostava muito da turma da mônica. Assim fui até ser apresentada a livros com conteúdos mais densos, que contavam histórias reais de pessoas reais, (adoro livros assim) livros de romances, de suspenses e eu podia viajar junto com eles.
Nesse meu percurso de leitura me deparei com livros muito bons, assim como autores também muito bons como a Clarice Lispector que eu gosto muito, e vou sempre que poder colocar algo dela aqui para compartilhar com vocês, a Cecília Meireles também tem poemas lindos que eu gosto muito, dentre outros. Mas também gosto de autores internacionais como Harlan Coben, Nicholas Sparks, Stephenie Meyer (últimos autores que li).
           

terça-feira, 27 de março de 2012

Sussurradores de Poesias


        Em meio ao stress causado pela agitação e correria do dia-a-dia, um grupo Francês teve a ideia de criar um projeto que se chama Les Souffleurs (Os sopradores). A ação desse projeto é sussurrar poesias nos ouvidos das pessoas para que, em meio a tanta correria, elas parem um pouco e percebam que existem coisas belas na vida para se apreciar. O instrumento utilizado pelos sussurradores de poesias é um tubo, eles recitam a poesia que passa do tubo ao ouvido do ouvinte. É um projeto muito lindo e com uma intenção muito nobre que é a de alimentar a alma das pessoas.

Sussurrando Poesias na UFAL

      O grupo está fazendo tanto sucesso que já se estendeu por outros países e, para nossa felicidade, chegou a nossa faculdade (UFAL) através da nossa professora de Literatura Infantil Giselly Lima que é integrante de um grupo originado em Salvador. Essas fotos mostram o momento em que estávamos ouvindo poesias  nossa sala de aula. Foi um momento lindo.


    

quarta-feira, 14 de março de 2012

O que é poesia?


A poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também, ela expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada.

Nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.

 

                                       Motivo                                                                                             
Cecília Meireles
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
 Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei.
Não sei se fico ou passo.

Sei que canto.
E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
 - mais nada.

Dia nacional da poesia



Pessoal vocês sabiam que no dia 14 de março é comemorado o dia nacional da poesia e que este dia coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves, poeta do romantismo brasileiro? Pois é Castro Alves é considerado um dos maiores poetas românticos brasileiros, ele é conhecido como “poeta dos escravos” por suas poesias combaterem a escravidão. Um poema muito conhecido deste autor é o navio negreiro que está em seu livro "Os escravos".

 
 'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar - dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
- Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...
 

Navio Negreiro - Tragédia no mar, de Castro Alves

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sherazade e mil e uma noites

Olá pessoal queremos compartilhar com vocês a história de sherazade que é incrível, espero que gostem. =)))




Dois irmãos que se tornam reis, ambos governam em regiões diferentes, até que um dia um dos irmãos resolve visitar o outro, mas antes de sua partida descobre por acaso que sua mulher o trai com um serviçal, ele imediatamente manda matá-la.
Assim segue sua viagem com destino ao reinado de seu irmão, ao encontrar seu irmão, uma repentina felicidade o toma, mas nos dias seguintes o fantasma da traição o persegue. Fazendo com que seu irmão perceba a situaçao de tristesa de seu irmão.
Um dia seu irmão promove um caça e o convida mas ele prefere ficar no palácio, apesar da insistência de seu irmão. No dia seguinte ao abrir a janela de seus aposentos, ao olhar para o jardim, vê que a rainha e seus serviçais se divertiam em completa orgia. Espantou e ficou sem saber o que fazer.
Quando seu irmão voltou da caçada, conteve-se, agiu como de costume. Até que um dia fez com que ser irmão organiza-se uma nova caçada, mas a rainha nem desconfiara que tudo não passava de um plano para desmascará-la. Ao descobriu a traição de sua mulher, mandou matar á todos. Esse amaldiçoa todas as mulheres, resolve dormir com uma mulher diferente todos os dias, mas todas elas seriam mortas ao nascer do sol.
Seu visir se encarregava de selecionar as mulheres, por isso motivo dos o temim. O rei que era amada por seus súditos, passa a ser odiado pela sua prática sangrenta.
Até que um dia a filha do visir resolver enfrentar o rei. O visir reluta em aceitar o pedido da filha, que queria a todo custo dormir com o rei. Sua filha muito astuta e admirada pelas histórias que contava, já tinha um plano traçado em sua cabeça. Mas sabia que se falhasse estaria se entragando a morte.
Um dia o visir concordou, levou sua filha para o rei, sua filha então impos uma condição: que sua irmã permanecesse com ela. O rei concordou!
Todas as noites Sherazade contava uma história para o rei e sua irmã, mas quando o sol raiva o dia ela interrompia a história, deixando uma parte para contar no dia seguinte. E assim foi por Mil e Uma Noites.
Histórias fantásticas contadas pacientemente uma a uma para o rei. Com o passar do tempo o rei foi ficando cada vez mais empolgado com as histórias de Sherazade, a cada nova história Sherazade era poupada para que continuasse a contá-la no dia seguinte. Até que um belo dia o rei se convence de que já era hora de acabar com aquela mágoa, e Sherazade o convence de seu amor. Se casam e vivem felizes, os seus súditos voltam a amá-lo novamente, e todos vivem felizes para sempre.
Olá pessoal, esse blog foi feito com o objetivo de compartilharmos com os internautas nossas experiências com Literatura Infantil. Assim como também trazer para nossos visitantes indicações de livros, reflexões com frases, poemas, poesias dos mais variados autores. Então pessoal, convidamos todos (criança,homem, mulher,idosos) à participar de uma viajem pelo mundo da literatura. Contamos com a visitinha de vocês e os comentários para o enriquecimento do nosso trabalho. =)))